Olá, se você costumar usar o proxmox sabe que ele é uma ferramenta bem estável e prático, porém pode acontecer de simplesmente ele parar de funcionar, a recomendação é instalar ele e não mexer mais, ele por si só costuma ser bem estável, o problema é quando você precisa aplicar uma configuração e acaba quebrando o sistema.
No meu caso aconteceu o seguinte, com o proxmox ligado eu tentei mudar o nome do node principal, mudei o hostname e comecei a aplicar as alterações.
Com isso as configurações do proxmox simplesmente corrompeu, o painel web dele não inicializava e os containers não funcionavam, porém o sistema operacional iniciava normalmente.
Primeiro tentei descobrir qual processo estava dando erro, para isso comecei a pesquisar sobre, verifiquei que o processo pve-manager estava com um erro, o erro era "connection refused", com uma pesquisa rápida pude associar esse erro com o hostname, pois em muitos posts sobre esse erro era comum ele não conseguir se conectar pois não encontrava o hostname, após editar o arquivo /etc/hosts reiniciei e o mesmo erro apareceu, então já descartei a possibilidade de ser o hostname, logo fui pesquisar quais processos são necessários para iniciar o processo pve-manager, encontrei o pve-cluster, esse processo que estava dando erro, o erro era o seguinte, ele não conseguia iniciar o arquivo /var/lib/pve-cluster/config.db, baixei o arquivo e abri com o sqlite3, dentro do arquivo pude observar que lá constava todos as configurações do proxmox pve, porém por algum motivo esse arquivo estava corrompido, após tentar várias vezes carregar o arquivo optei por excluir o arquivo original e resetar as configurações, após resetar o proxmox iniciou puro, limpo, como se tivesse reinstalado do zero.
Por esse motivo eu tive que reconfigura-lo, inclusive precisei adicionar o grupo lvm novamente ao painel, esse processo foi até bem simples.
O próximo passo foi recuperar os containers, abrindo o arquivo config.db com o sqlite3 e dando o comando select * from tree pude encontrar as configurações dos containers.
Próximo passo foi implementar as configurações encontradas no arquivo original, para isso fui na pasta /etc/pve/nodes/virtual, dentro dessa pasta eu criei um arquivo na pasta ./lxc, nome do arquivo 100.conf
dentro desse arquivo coloquei as informações do config.db.
E salvei, imediatamente o container apareceu no meu painel do proxmox, problema resolvido!
Bom, não sei se foi o procedimento correto, posteriormente fiz backup do container e reinstalei o painel, para evitar instabilidades e problemas futuros, mas foi um procedimento improvisado que resolveu meu problema e segurou o servidor até um horário em que ninguém estivesse usando, se você já passou por isso comente aqui qual foi sua solução.
Dica: sempre faça backups do arquivo config.db, principalmente se você for fazer alterações no painel que possa danifica-lo.