Como identificar um hd externo falso.
Recentemente eu passei por uma situação desagradável, comprei um HD externo seagate porém tive uma surpresa, o dispositivo não se tratava de um produto original.
Oque mais me assutou é a qualidade da falsificação, e poderia passar desapercebindo por qualquer usuário, então decidi escrever esse texto explicando como identificar um HD externo falsificado.
Ao final dessa publicação estarei dando dicas do que fazer caso o seu disco seja uma imitação.
Pontos a serem observados
Um HD é um dispositivo mecânico, logo ele precisa emitir sinais de que está funcionando, um deles é uma vibração discreta e ruídos ao acessar arquivos da unidade.
Qualquer unidade de armazenamento deve ter a capacidade de manter os arquivos intactos independente da quantidade, claro respeitando a capacidade do dispositivo, caso o arquivo enviado fique ilegível após a cópia desconfie.
Fique atento ao manual do usuário, se o manual informa que o LED pisca ao enviar arquivos então fique atento a esse pequeno detalhe, caso o LED não cumpra sua função talvez exista algo de errado.
Obs: SSDs são dispositivos de estado sólido, e não emitem nenhum tipo de ruído, então fique atento se sua unidade trata-se de um SSD.
No meu caso o "HD externo" foi adulterado, dentro do dipostivo havia um adaptador e um cartão de memória conectado, o cartão de memória foi raspado para dificultar a identificação.
Mas porque quando eu conecto o HD no computador o sistema reconhece como HD externo?
Esse adaptador tem a função de modificar as informações através da interface USB, ou seja essas informações são falsas!
O cartão de memória não possue 1TB ou 2TB, muito provávelmente que possua em torno de 4GB, 8GB.
Então o HD falsificado não deve ser utilizado?
De forma alguma! o disco não possue nenhuma garantia, seus arquivos podem simplesmente desaparecer ou corromper, como ele está guardando os arquivo e um local que fisicamente não existe após desconectar o disco parte dos arquivos que não foram armazenados serão perdidos.
Oque devo fazer caso seja vítima?
Se você comprou em uma plataforma de confiança, você pode acionar o suporte informando a situação, lembre-se de reportar imediatamente após constatar que não se trata de um produto original.
Lembre-se que nesse caso não se trata de arrependimento da compra e sim propagando enganosa, não faça a devolução como garantia de compra de 7 dias, pois a plataforma não ficará ciente do golpe e o vendedor pode fazer mais vítimas, certifique-se de que marcou a opção do produto não ser o mesmo anunciado.
Explique detalhadamente a situação, tire prints dos arquivos corrompidos, grave vídeos do HD funcionando, e envie tudo ao suporte da plataforma.
No meu caso acionei o suporte da plataforma, informei tudo sobre o ocorrido, após uma análise o reembolso foi efetuado.